Conjunto de elementos destinados às atividades cirúrgicas, bem como a recuperação anestésica e pós operatória.
♡ Tipos de centro cirúrgico
*Ambulatorial: centro cirúrgico de menor complexidade que atende cirurgia de pequeno porte e que o paciente tem alta após o procedimento.
*Hospital Day Hospital: centro cirúrgico de média complexidade que atende cirurgia de pequeno e médio porte. Paciente tem alta no mesmo dia, após permanecer algumas horas em observação pós cirurgia.
*Hospitalar: centro de internaćão de alta complexidade de cirurgia de pequeno e grande porte, com suporte necessário para atender necessidades de emergência e possíveis complicacões pós cirúrgia.
♡PAPEL DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO
O enfermeiro é responsável pelo cuidado direto do paciente em toda a sua integridade e deve para isso administrar a assistência de enfermagem junto a equipe multiciplinar e paralelamente, gerencia o espaço assistêncial, manter o ambiente seguro, confortável e asséptico, com menor risco de eventos adversos para o paciente e a equipe. Seus componentes atuam de forma harmônica visando a segurança do paciente e eficiência do ato cirúrgico.
♡Terminologia cirúrgica♡
* Conjunto de termos próprios que expressam o segmento corpóreo afetado e a intervenção cirúrgica realizada no tratamento.
Terminologia: raiz+ sufixo-raiz: indentifica a estrutura corpórea relacionada a intervenção cirúrgica, por exemplo: oto= ouvido, sufixo indentifica a intervenção a ser realizada: tomia= corte, incisão: abertura da parede ou orgão.
* Laparotomia: abertura da cavidade abdominal
* Ectomia: Exturpar parcial ou totalmente um órgão, por exemplo: histerectomia
* Plastia: Reparação plástica da forma ou função do segmento afetado, por exemplo: mamoplastia (correção cirúrgica das mamas) Rafia: Significa sutura, por exemplo: herniorrafia (sutura para correção da hérnia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário